Vencendo o medo e a raiva
Fechando portas abertas em nossas vidas
Todos nós provavelmente já experimentamos o medo em nossas vidas. Ás vezes o medo é útil, pois quando há um perigo real, ele evita que corramos cegamente em direção ao perigo. Entretanto, ás vezes nós sentimos muito mais medo do que deveríamos em situações onde o não há grande perigo ou onde não há perigo algum, e ainda assim, somos tomados pelo medo. Mesmo sabendo que o medo é algo irracional ou até mesmo uma reação exagerada, nós por muitas vezes não conseguimos nos livrar dele.
A raiva também pode afetar nossas vidas de forma similar. Há muitas situações que nos fazem ser tomados pela raiva de forma imediata. Em certas situações a raiva pode parecer apropriada, mas em outras, uma reação exagerada. Não necessariamente por se tratar de um problema enorme, mas, por que algo dentro de nós é acionado. Então, a partir daí, o que sai de nós é uma profunda raiva que muitas vezes não origina numa situação em particular. Enquanto estava raiva existir dentro de nós, ela será expressa de tempos em tempos.
Algumas pessoas experimentam esses sentimentos irracionais todos os dias. Outros, raramente os experimentam. Não se trata de uma mera coincidência. Existem razões para tais acontecimentos. Uma boa forma para explicar por que isso acontece é fazer uso da metáfora de portas em nossas vidas. Podemos imaginar a existência da porta do medo em nossas vidas. Enquanto estiver aberta, permitimos que o medo entre em nossas vidas. A porta pode não estar muito aberta, permitindo que apenas um pouco de medo entre. Entretanto, há situações onde a porta está totalmente aberta, levando uma pessoa a ser tomada pelo medo em tudo o que faz e o que pensa. De forma similar, há também a porta da raiva. Se fecharmos essas portas, raiva e medo não entrarão em nossas vidas. Essas portas podem ser abertas por outras pessoas ou por nós mesmos. Muitas vezes, portas são abertas em nossas vidas ainda quando crianças por meio de pessoas que têm influência em nossas vidas como nossos pais, por exemplo. Posteriormente, podemos abrir essas portas mais ainda como consequência das nossas ações.
A boa notícia é que é possível fechar essas portas novamente. Deus não quer que sejamos controlados pelas más influências do medo e da raiva. Ele quer que sejamos livres.
A porta do medo e a porta da raiva
Porta do medo |
Porta da raiva | |
---|---|---|
Possíveis sintomas de que a porta está aberta |
|
|
Padrão errado | Tentar me proteger | Tentando me justificar |
A verdade | Deus quer nos proteger | Deus quer nos justificar e nos tirar o sentimento de vingança |
Como fechar uma porta aberta
Deus nunca quis que fôssemos controlados pela raiva e pelo medo. Quando Ele criou nosso mundo, tudo era perfeito. Não havia medo, dor, morte ou injustiça. Mas, infelizmente os primeiros seres humanos, assim como todos nós, se rebelaram contra Deus e escolheram a iniquidade em vez da bondade Dele. A consequência disso é um mundo despedaçado, onde o diabo possui uma grande influência. Ele constantemente tenta controlar pessoas e abrir portas para que pessoas sejam cativas do medo e da raiva.
Essas portas são abertas pelo pecado, seja ele de outras pessoas ou de nós mesmos. E o pecado abre brechas para o diabo influenciar nossas vidas. Exemplos:
- Seu pai se irou pelo o que você fez e não te deu ouvidos. Você se ira por causa do comportamento injusto dele e, portanto, acredita que “não serei tratado de forma justa a não ser que lute por meus direitos”.
- Seu professor te humilhou na sala de aula e agora tem medo de falar qualquer coisa por acreditar que “não sou um aluno inteligente.”
Deus prometeu uma solução para o pecado e para despedaçamento neste mundo. Logo após o primeiro cometido pela humanidade, Ele prometeu a vinda de um salvador que esmagaria a cabeça do diabo (Gênesis 3:15). Este salvador é Jesus o Messias. Ele é único que não pecou e por causa disso o diabo nunca teve poder sobre Ele. Jesus foi morto por pessoas, mas ressuscitou ao terceiro dia. Através disso, Deus confirma que Jesus havia vencido o diabo. Todo aquele crer em Jesus será livre do poder do diabo. Sendo Jesus aquele que pode nos salvar, Ele tem um papel fundamental em fechar as portas abertas. Ele diz em João 8:31-32: “ Disse, pois, Jesus aos Judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."
Três versículos importantes sobre as duas portas
"Na sua raiva não peque": Não deixe o sol se pôr enquanto você ainda está com raiva, e não dê ao diabo uma posição. (Efésios 4:26-27)
Deus não nos deu um espírito que nos faz fracos e temerosos. Ele nos deu um espírito que nos dá poder e amor. Isso nos ajuda a nos controlar. (2 Timóteo 1:7)
Agora o Senhor é o Espírito, e onde está o Espírito do Senhor, há liberdade. (2 Coríntios 3:17)
O processo de fechar as portas
Muitas vezes há coisas diferentes que mantêm essas portas abertas em nossas vidas. Deus quer fechá-los todos e ele sabe melhor por onde começar. Perguntando diretamente a Ele, damos a Ele a chance de falar conosco especificamente. O processo começa com perguntas a Ele e Ele, em seguida, revelando algo, geralmente uma situação específica onde uma porta foi aberta em nossas vidas. Com a ajuda de Jesus, fazemos todas as medidas necessárias para erradicar todas as influências negativas que vieram dessa situação.
Deus geralmente não revela todas as coisas ao mesmo tempo, pois, isso nos sobrecarregaria. Em vez disso, Ele quer que nós caminhemos com ele em cada etapa do processo.
Guia para aplicação
Use à ajuda de um bom auxiliador. Se sentir pressionado e de alguma forma não se sentir bem fazendo isso, por favor, faça de forma direta. Se estiver pronto para iniciar uma conversa com Deus, comece assim:
Espírito de Deus, a qual porta você quer me guiar? Jesus me proteja enquanto caminho.
Quando esta porta foi aberta? Quem abriu?
- Deixe que Deus lhe mostre o que aconteceu. Se a porta foi aberta por outra pessoa, perdoe ela pelo que ela fez para que a porta fosse aberta em sua vida Veja “perdoando passo a passo para detalhes”.
Se for você mesmo quem abriu a porta, peça perdão a Deus e se arrependa.
Que mentira tenho acreditado para que a porta seja mantida aberta?
- Deus me perdoe por mentir, por favo me perdoe. Eu rejeito a mentira que__________.
Jesus, então qual é a verdade?
- Fale a verdade e diga que a aceita.
Cheque novamente: Jesus, como está aquela porta agora? Você pode por favor fecha-la?
- Se ela não pode ser fechada agora, peça a Ele que fique junto a porta para que ela não possa ser usada.